Pelo menos 5.500 doentes receberam doses excessivas de radiações durante tratamentos no hospital francês de Epinal, entre 1987 e 2006, confirmou hoje o governo, referindo-se ao mais grave problema de saúde em França.
O erro deveu-se a falhas sucessivas, nomeadamente à má utilização dos equipamentos de prestação de cuidados e à insuficiente formação dos especialistas. Segundo se apurou, as radiações estavam contidas em sabres da guerra das estrelas (numa versão futurista da saga de George Lucas, com o nome provisório de Luke Skywalker, a radiação continua), que os especialistas não sabiam dominar correctamente, contaminando doentes indiscriminadamente enquanto se degladiavam pelo hospital fora.
Face ao que sucedeu no hospital de Epinal, o governo francês, pela voz da ministra da Saúde, garantiu que os serviços de radioterapia de 180 centros do país foram "fiscalizados" e "reprogramados" e que a duração da formação dos radiologistas passou de dois para três anos, permitindo duplicar, até 2011, o número de especialistas. O programa de formação é uma incógnita, mas uma fonte anónima confirmou que a formação será dada por especialistas em sabres de luz vindos directamente dos Estados Unidos, filiados na LucasFilm. A formação irá ter lugar numa galáxia distante, e foi já apresentado o plano de formação para os 3 anos. Conterá conceitos como sabre de luz - efeitos colaterais; diferenças entre a luz azul e a luz vermelha dos sabres; como poupar energia quando o sabre não está ligado; o lado escuro da força; efeitos de corte do tubo de soro acidentalmente, sabres de luz e gestores de hospitais - quando a verdade não compensa. O melhor aluno do curso terá direito a uma viagem na nave Millennium BCP Falcon, com direito ao perdão das dívidas fiscais contraídas para pagar os custos com os inocentes pacientes do hospital, entre reconstruções corporais e psicólogos especializados.
Sem comentários:
Enviar um comentário