quinta-feira, 17 de novembro de 2011

orientação para o cliente

Oiço muitas pessoas dizerem que são orientadas para o cliente. Depois de ouvir o que dizem, só posso depreender que orientadas significa viradas de frente para o cliente enquanto estão a dizer barbaridades e a tentar vender banha de cobra. É como tentar vender uma bicicleta a quem precisa de um carro. Arranja-se quase sempre solução para as objecções que o cliente coloca, mas no final o cliente depois de comprar a bicicleta vai perceber que devia ter comprado um carro. Ah e tal, mas com uma bicicleta se chover uma pessoa molha-se. Não faz mal, usa um impermeável. E se precisar de ir com outra pessoa? Ora, leva no assento de trás ou compra o modelo para dois. E se precisar de levar bagagem? Mete numa mochila às costas ou num cesto. E ainda tem a vantagem de poder ir pelo meio do trânsito, quando está fila, afirma-se a um cliente que vive no Alentejo, numa localidade onde passa um carro de 3 em 3 horas (com sorte). É que para além do cliente ficar insatisfeito, e provavelmente acabar por comprar um carro, ainda vai espalhar que somos uns aldrabões, fazendo publicidade negativa, que terá um impacto muito maior nos potenciais clientes (que se calhar até precisam só de uma bicicleta). O consumidor/cliente hoje em dia está mais bem informado e preparado. Páre de o tentar enganar. Vão sair os dois beneficiados, se assim acontecer. 

Sem comentários: